
O hemograma completo é um tipo de exame de sangue feito para medir a saúde geral do paciente. É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia. O exame consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas.
Trata-se de um dos tipos de exame de sangue mais pedidos pelos médicos nos exames de rotina.
Como é feito o hemograma?
O exame é feito em um hospital ou laboratório por um profissional da saúde, incluindo técnicos de patologia clínica, biomédicos, farmacêuticos bioquímicos e enfermeiros. Sua realização se assemelha a qualquer outro tipo de exame de sangue.
Quando o hemograma deve ser feito?
Geralmente o hemograma é pedido como um exame de rotina para verificar a saúde geral do organismo. Mas o médico também poderá solicitar o exame para diagnosticar alguma condição, ou caso o paciente apresentar alguns sintomas ou doenças, como:
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Sangramento intenso da pele, nariz ou gengivas;
- Manchas roxas grandes ou em grande quantidade;
- Infecções ou inflamações;
- Anemia;
- Policitemia;
- Doenças do sangue.
Além disso, o exame também pode ser feito para verificar se o corpo está reagindo bem a um tratamento medicamentoso ou de radiação, se os valores de células estão normais, antes de uma cirurgia, ou para analisar a quantidade de sangue perdida em uma hemorragia.